Chamamos polo positivo do receptor ao ponto do receptor por onde a corrente entra nele. E polo negativo ao ponto por onde a corrente sai. (Observemos que essa nomenclatura é invertida em relação à nomenclatura usada por geradores). Representamos um receptor também por dois traços paralelos de comprimentos diferentes. Aqui consideramos que o traço maior represente o polo positivo. Vemos que, no que diz respeito à corrente, podemos pensar em um receptor como se fosse um gerador ligado com os polos trocados
Quando é usado um receptor elétrico,a energia eléctrica consumida pelo aparelho é dividida em energia útil (pelo aparelho)e a outra é dissipada pela resistência dos enrolamentos e nos contatos ocasionando um aquecimento e a perda de energia.
A parte da tensão devido ao funcionamento mecânico é uma ´´U´´ou ´´ddp´´ útil e é denominada como força contra-eletromotriz.
Para o funcionamento do receptor se estabelece uma diferença de potencial (ddp) U entre os seus terminais, parte dela é queda ôhmica devido a resistências internas do aparelho (r), e outra parte é devido ao funcionamento mecânico. A parte da ddp devido ao funcionamento mecânico é uma ddp útil e é denominada como força contra-eletromotriz (fcem) simbolizada por E'. Um receptor em um esquema de um circuito é representado da seguinte forma:
equação geral: